17 de abr. de 2016

100 Obras (29-30) Persona 3 (+Falling down)

 Persona 3 FES e Persona 3 Movie 3: Falling down
Desenvolvido e publicado pela Atlus, Disponivel para Playstation 3, Playstation 2 e em uma versão portatil com alguns extras para PSP e Vita


E eu finalmente terminei Persona 3. Depois de um ano jogando ele, seguido de varios imprevistos (videogame quebrar 2 vezes, controle quebrar, perder o primeiro save com 30 horas. Parece que o universo não queria que eu terminasse), consegui. Um jogo extremamente marcante e único, mesmo com seus defeitos.

Para quem não conhece, o Persona 3 é o terceiro jogo (dãaaãããã) de uma serie Spin off de Shin Megami Tensei, uma franquia bem antiga de jogos feita pela Atlus, porem, no 3 em especifico, seguiram um rumo e estilo de gameplay muito diferente dos 2 primeiros Personas, se distanciando um pouco mais da serie principal (Tanto que alguns fãs mais hardcore não consideram o 3 e o 4 como sendo parte da serie SMT).
Persona 3 começa com o protagonista mudo, e sem nome (classico personagem de rpg para você se projetar nele) chegando na cidade de Iwatodai durante a noite, porem, quando o relogio bate meia noite, aonde pessoas estavam aparecem caixões,e o ceu fica esverdiado, uma aura sobria toma conta da cidade, essa é a Dark Hour, um periodo “secreto” que so aqueles com o potencial para invocar Personas (um tipo de espirito invocado, nascido a partir do consciente do usuário) conseguem ficar acordados. Na lua cheia, 3 dias apos o protagonista ter chegado no dormitorio em que moraria, durante a Dark Hour um monstro aparece, uma ‘’Shadow’’, um monstro criado pela malicia no coração dos homens. Numa situação de vida ou morte o protagonista consegue invocar não so uma persona, mas 2. Ele salva sua companheira de dormitorio, Yukari, mas acaba desmaiando, acordando algumas semanas depois, a partir dai, começa sua aventura.
O Persona tem um grande diferencial: ele passa dia a pos dia, com um tom meio de simulação. Para quem gosta de slice of life como eu, é uma mecanica interessante.
Durante o dia você vai para a escola, passeia e faz amigos (fazer amigos no jogo é chamado de ‘’Social Link”, e é essencial para o gameplay, já que a partir dos social links você ganha poder para suas personas e pode ate mesmo criar personas especiais ao completar os SL).
Já durante a noite, você pode ir junto de seus colegas de dormitorio para a Tartarus, a torre que aparece aonde, fora da Dark hour, seria sua escola, la você vai lutar contra shadows e subir a torre, e claro, grindar/mobar para caralho.
E, durante a lua cheia, você enfrenta shadows que aparecem fora da tartarus, shadows mais fortes representadas por “Arcanas” (Basicamente, cartas de tarot)
O jogo segue assim. Vai pra escola, sai com amigos apos as aulas, vai para a tartarus, compra itens, upa seu carisma, coragem, aptidão academica e etc, faz mais amigos, cria personas mais poderosas, conhece mais pessoas que vão te ajudar nas batalhas, enfrenta os bosses da tarturus, compra itens e faz personas, e ao final de cada mes enfrenta uma Shadow poderosa.
O jogo começa no dia 7 de abril de 2009, e termina ali entre janeiro ~~ março do ano seguinte (tendo uma campanha epilogo se passando no dia 31 de março). Ou seja, você sente o tempo passar, você meio que vive aquela vida, mesmo um dia, se você não lutar na tartarus, durar no maximo uns 5 ou 10 minutos
Não é o tipo de jogo que todos vão curtir, especialmente se não tiver conhecimento de ingles, já que o maior motivador para jogar é a historia e o jogo não esta disponível em português.
Mas se você é o tipo de pessoa que gosta de animes slice of life cheio de personagens muito profundos e carismaticos, e ao mesmo tempo gosta de ação/fantasia/sobrenatural, se você curti uma trama dark e ao mesmo tempo leve, se você quer fazer amigos e namoradas, Persona 3 é uma ótima pedida
O jogo não é perfeito, claro, ele tem alguns problemas muito graves: O Grind dele é bem repetitivo, você so precisa ficar matando monstros e subindo a tartarus ate chegar no limite que você pode subir naquele mes, e repetir isso no mes seguinte, mas acaba não ficando muito exageradamente monotona por você não precisar ir todos os dias, já que você fica cansado se ficar la de mais, e de ter missões secundarias de coleta de itens e coisas do tipo.
O bestiario do jogo tambem e muito simples, seguindo aquele cliche chatinho de que são os mesmos monstros mudando de cor um detalhe ou outro, mas isso e compensado com um sistema de batalha extremamente dinamico e unico, baseado em você ter que analisar as fraquezas do inimigo, para então trocar de persona e atacar essa fraqueza, fazendo o inimigo cair e assim, perder o turno, ou, se você derrubar todos os inimigos, dar um ataque especial em todos eles tirando bastante vida. As batalhas acabam não sendo muito longas, as normais você consegue acabar em uns 4 turnos no maximo, se não for um inimigo muito dificil. Já os bosses são um pouco mais complicados e demorados, mas nada que va durar mais de 15 ou 20 minutos (fora o boss final, que tem entre FODENDO 1 OU 3 HORAS, dependendo se você tem sorte ou se ta muito forte), mas sua vida e a dos membros do seu grupo não é la muito grande, e vocês assim como os monstros, tem fraquesas, e isso acaba tornando o jogo bastante desafiador, principalmente se você for corajoso como eu e jogar no modo hard.
Fora o grind chato, tenho problemas de verdade com duas coisas: A interface e menus do jogo no geral, que são bem confusas e pouco praticas, fazendo coisas que seriam simples se tornarem mais complicadas e demoradas, e o fato de você não controlar a party diretamente, so podendo dar comandos (Atacar inimigo marcado, economizar stamina, não fazer nada, dar support, Etc)
Se você não tem saco pra esse tipo de jogo, você tambem pode assistir filmes, são no total 4 filmes, tendo saído ate agora 3, ultimo esta para sair esse ano. Na minha opinião os filmes são otimos, ele adapta bem a atmosfera do jogo, e adapta bem os eventos, servindo ate para desenvolver um pouco melhor personagens que não foram tão bem desenvolvidos no jogo, e é bem competente como filmes por si so, não sendo necessario conhecer o jogo pra curtir, e ao mesmo tempo um completamento para a experiencia do jogo.. Mesmo em alguns momentos, (especialmente o segundo filme) acabar ficando um “pouco” corrido
Persona 3 é um jogo muito marcante pra mim, especialmente pelo momento que eu estava em minha vida, e pelo sentimento de que a aventura foi real por eu ter levado na vida real o mesmo tempo que se passa no jogo - cerca de um ano. Recomendo fortissimamente que você conheça esse jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário