4 de jan. de 2018

A Decadência de Black Mirror e o efeito Jump!


(Sem spoilers a frente)
Queria comentar sobre vocês sobre algo que eu chamo de Jump Effect. Conhecem a shounen jump ne? a revista funciona da seguinte forma: se sua obra é popular, ela continua sendo publicada, se de ser, é cancelada.
Ou seja, você tem que ta sempre agradando o publico, procurando a popularidade, agradando o máximo de pessoas possível.
Por isso não costumo gostar (e ate evitar) coisas da jump, series de tv, e coisas ocidentais no geral. Enquanto nos animes hoje em dia temos uma rotação enorme, aonde muito raramente se para numa IP, e se esta sempre experimentando, nas coisas ocidentais e o exato oposto, e isso me irrita.

E é por isso que eu to odiando a quarta temporada de Black mirror. Serio, eu to nervoso. faltam os 2 últimos episódios mas nesse ponto eu já to sem esperança.
Ate então o nivel se manteu, a terceira teve alguns momentos baixos, mas ate os baixos não decepcionaram. Mas essa, puta merda.
Em praticamente todos os episodios (menos waldo moment, esse e um lixo, mas ainda tem meu respeito por que de certa forma foi corajoso.) especialmente White Christmas e Fifteen Million Merits, e Shut up and dance, episodio acabava e você apenas ficava la refletindo sobre o que viu, você queria conversar com alguém sobre, era uma experiencia unica. Sensacional.
Mas agora...so é estupido. Não da pra dizer que e ruim, de certa forma e bem feito, mas ele é pior do que ruim: ele é mediocre. esquecível, inútil; Eu sou defensor de que devemos apenas nos divertir com o entretenimento, de que certas coisas precisam ser apenas divertidas, mas numa serie como essa, e com o histórico dela, e muito decepcionante ver isso acontecendo. E é por isso que eu to sempre evitando ver series e coisas long run, especialmente americanas.
Aconteceu isso com a segunda de Stranger Things, aconteceu isso nas duas/três (e especialmente na ultima) de Game of Thrones. E é isso que aconteceu com Black Mirror.
Entendo mais agora por que tem gente que fica com raiva quando as coisas que eles gostam ficam populares: a popularidade estraga. Não porque ter mais pessoas gostando deixa a coisa necessariamente ruim, e sim que quanto mais fama, mais lucro, quanto mais lucro, mais investimento, e quanto mais investimento, mais querem o retorno, e mais gente precisam atingir, ate que a coisa começa a perder sua alma, e eventualmente vai perdendo sua popularidade, ate ser cancelada.
Descanse em paz Black Mirror, foi bom enquanto durou. Ate a próxima coisa a ficar popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário