8 de fev. de 2018

Quero aprender japonês: Por onde começo?




Ate japoneses sofrem com a complexidade desse sistema de escrita. ta tudo bem você ser um bosta

Sem duvida uma das maiores dificuldade (além de tirar essa sua bunda gorda preguiçosa do repouso e começar) é saber por onde começar, em praticamente qualquer assunto. Tem tanta coisa e tanto conteúdo que você se perde nas opções. E é por isso que resolvi fazer esse post, pra você não ter mais desculpa.



Não sou nenhum professor de japonês, pelo contrário, só comecei - e exatamente ai que ta, eu comecei!  então ao menos nessa base em como fazer isso  posso te dar!
E já começo pela primeira dica: Vai aprender inglês!
Serio, o que você ta fazendo querendo aprender japones sem ter aprendido inglês? é praticamente a língua comum de um mundo de fantasia (só que no nosso), você tem que saber. É mais útil que japonês, então começa por ela.
Mas, ah é, japonês


A base da base: os sistemas de escrita



Um kanji que nunca me esquecerei, graças a imagem de que ele é uma velha squirting e mijando tanto que forma um lago, a luz do luar (agua + velho (boca + 10) + lua = lagoa de liquido seminal e urinario de idosa). Não subestime o poder de um mnemônico


O japonês tem 2 sistemas de escrita silabários (hiragana e katakana) além dos caracteres importados da china, os (malditos) kanji. O Hiragana e o Katakana são compostos de 46 caracteres, cada um representando um som, mais os caracteres com dakuten (tipo acentos que mudam a pronuncia de algumas letras, como o ka virar ga), e mais os Dígrafos, que são a soma de duas caracteres (JI + YO = JO (vezes dois igual pose), dando um total de (eu acho, sou burro e devo ter interpretado errado) 104 sons. o que é ridiculamente pouco, bem menos que o português ou o inglês, fazendo com que eles tenham muito homófonos (quando duas ou mais palavras tem significados diferentes mas o mesmo som), isso somado ao fato de que na escrita não se usa o espaço, faz com que entre a necessidade do kanji: sim, esses filhodaputinhas vindos da china que assusta todo mundo que quer aprender japonês. tendo um total 1006 caracteres sendo ensinados na escola (Kyōiku kanji que chama, rogerinho) como sendo os básicos (tem mais de 2000, mas nem os japoneses aprendem isso tudo, então tá beleza), e pra piorar cada um vai ter pelo menos 2 pronúncias (alguns até bem mais) variando de situação.
(Uma merda, eu sei, mas hey, no fim vale a pena, só imagina ai a quantidade de mangá hentai não traduzido que você vai poder ler (!!!!).
Além disso, os kanji não são apenas um amontoado de ciscos de galináceos autistas ,  monte de riscos como parece a primeira vistas. Algo que por algum motivo não comentam muito nos materiais de ensino, é que um kanji é compostos de radicais, meio que pequenas letrinhas que constroem ele, tem uns 200 radicais, e deles se formam combinações criando os kanji (uma grande parte dos radicais vem de kanjis que significam uma coisa sozinhos).
eu sei, parece complicado, mas não tire da sua mente e do seu foco aquele hentai fetichista obscuro que você está desde de 2010 esperando alguem traduzir!



Não é hentai, mas to a tempos esperando um scan traduzir isso. mas pelo rumo das coisas parece que o scan vai ser eu

Onde começar:


Primeiro, arrume um caderno. Não precisa organizar anotações nele nem nada se você não quiser, mas escreve os caracteres. Aprender assim é muito mais eficiente.
Além disso, você precisa aprender a ler Hiragana e Katakana. Basicamente todo material de estudo leva em conta que você saiba ao menos isso.
Tem uma serie de métodos para aprender, mas eu comecei aprendendo copiando e repetindo de uma tabela com os caracteres( aqui o de hiragana, e aqui o de katakana) e por sites como japanese-lesson, kana teacher, hiragana.training, ou até jogos como Kanji no Owari (que tambem serve pra kanji) e japanese dungeon. Tem de sobra material que ensina isso


Após ficar familiarizado com a leitura, hora de começar: Eu pessoalmente gosto de aprender tudo em paralelo, mas você pode fazer como for mais confortável para você


Para gramática eu utilizo o Lingodeer, um app de celular muito bem designed que lhe ensina com vários elementos de gamificação, e da toda a base gramatical da língua a partir de exercícios muito bem feitos. ele cobre muito bem todos os principais conceitos gramaticais e te da um bom vocabulário, além de varias outras ferramentas bem interessantes. se eu pudesse mudar uma coisa nele, seria que ele peca na falta de uma ênfase no estudo de kanji. ele apenas te taca os kanjis e não te explica muito bem deles. (como faz outros, que te ensina a ordem de escrita, que e muito importante, te dá outras leituras do kanji e etc)


E falando em Kanji, o Jisho.org é essencial para qualquer um. ele é um poderosíssimo dicionário de japonês, com informações sobre as leituras, significados, ordem dos traços e etc. Eu ja tenho ele na minha barra de favoritos, pois sempre vem a uso.


Outra ferramenta bem poderosa é o Anki. É um programa de flashcards  que é muito útil para todo tipo de estudo, não apenas japonês. Você pode criar o seu próprio baralho, ou pode baixar os de outras pessoas.


dentro dos cartões de Anki, o que recomendo é o Kanji Damage, que ensina japonês com piadas de SUA MÃE e focando principalmente na lógica dos radicais. Ele não é feito por nenhum professor nem nada assim, ele é feito por um estudante assim como nos, então ele sabe cortar toda a merda de touro da coisa toda e vai direto ao ponto. Recomendo fortemente. De defeitos no sistema dele eu diria que é a falta de contexto pros kanji, alem de alguns muito específicos (meio inuteis para o começo do aprendizado) e numa ordem não muito natural se comparada a outros sitemas, mas fora isso ele é ótimo, especialmente por te apresentar uma lógica mais simplificada de como ler os kanji que você vai levar para todos os outros materiais..


Além dele, uso no Anki o V2K, um deck de vocabulário bem focado no que importa: entretenimento. As palavras escolhidas aqui foram feitas a partir da análise de Light novels, trazendo assim um vocabulário básico e bem util baseado no que você vai ver nessas midias. Ele é bem direto ao ponto, e o acréscimo de vozes ajuda bastante.


Em questão de gramática, uma recomendação se faz unânime em qualquer um que vé te indicar material: Guia de gramática do Tae Kim. Disponível também em português, o Tae Kim traz um guia muito bom com seu approach: ensinar japonês com a lógica do japones, e sem medo de amedrontar quem esta chegando com as partes difíceis da língua, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, por que torna difícil a entrada nele, e até cansativo, mas no momento que você passa dessa barreira tudo se torna bem mais fácil.


Para kanji uso outros 2 memorizadores: Kanji Study, um otimo App (tem pt br esse) com bastante informações e funções e métodos para memorização de kanji. Infelizmente a versão free dele é bem limitada, mas é algo que vale a pena pagar  pela versão completa.


Outro para kanji, bem simplista mas bem util é o Kanji Repeater, que usa o mesmo sistema do Kana teacher, mas para kanji.

Formas de treinar e manter o japonês na sua vida



Se você quer aprender japonês, você sem dúvida é um weeabo sujo assistidor de anime e leitor de
manga. Você já tem uma ótima forma de treino por imersão. Preste mais atenção nas falas nos animes,
procure uns mangas shounen pra tentar ler (como são focados em um público mais jovem, tem
furiganas (leitura em hiragana em cima de um kanji), o que é perfeito para esse tipo de treino).
Você também pode usar mídias sociais, como o twitter e o pixiv, e tentar fazer um esforcinho pra ler
o que está escrito nos posts ao decorrer do seu aprendizado. Basicamente a recomendação que se
faz pra qualquer língua: fique cercado dela.
Não entendo metade do meu feed, mas pelo menos fico por dentro das ultimas bundas, pernas, pirocas femininas e peitos 2D e 3D da vindos da terra mãe

Outros Materiais:

A seguir uma lista de materiais que me foi recomendado, eu não testei então não tenho certeza se é uma boa
recomendação, mas você pode dar uma olhada se quiser

-Erin




~Pronto, sem desculpas. Vai estudar, vagabundo!

Um comentário:

  1. Agora a galera não tem desculpa pra não entender o que aquela garota roluda dos hentai não traduzidos está falando.

    Bruno S.B

    ResponderExcluir